quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Poroshenko, Avakov, Groisman e Cia. Casamento do filho de Lutsenko "à moda da Procuradoria Geral" (investigação especial).​
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 21.09.2017
Mikhail Tkach

https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=Xa_Da_i8bAM

"Apropriação, peculato e apropriação de propriedade por meio de abuso de poder" - este artigo do Código Penal é bem conhecido de Yuri Lutsenko não apenas porque atualmente ele ocupa o cargo de Procurador-Geral da Ukraina. Mas também porque com esta formulação em 2010 ele encontrou-se atrás das grades, onde passou dois anos e três meses. Ele, então, foi acusado de gastar dinheiro do orçamento na celebração do Dia da Milícia, que ele dirigia no governo de Yushchenko, e ilegal contagem da pensão e alocação de um apartamento para seu motorista. Verdade, isto aconteceu durante a presidência de Yanukovych, quando Lutsenko estava em oposição, e então, muito se falava sobre a motivação política do caso. Mas, se depois daquele período, tornou-se Yuri Lutsenko, que depois da Revolução da Dignidade, é novamente partícipe do poder, mais cuidadoso com os benefícios orçamentais agora no cargo de procurador-geral? A celebração do casamento de seu filho, em 15 de setembro, em um complexo de restaurantes próximo de Kyiv, transformou-se em um local de acumulação de recursos administrativos.
As tentativas de uma equipe de filmagem do programa "Esquemas" (projeto conjunto da equipe da Rádio Liberty e do canal "UA First") fixaram isto para publicação de informações de grande importância pública terminaram com ataque de força contra o jornalista e operador de "Esquemas" pelos funcionários do Departamento de Proteção do Estado que vigiavam este evento.

15 вересня Обухівська траса Київської області увечері виглядала так


15 de setembro Região de Kyiv. Estrada Obukhivska, região de Kyiv. Ás 17:40 aqui, junto ao complexo de restaurantes, a equipe do programa "Esquemas" percebe muitos carros e seguranças. No estacionamento há um reanomibile no cortejo de de governantes. E ao lado ambulâncias de ajuda rápida. Tal afluência interessou os jornalistas, então a equipe de fotografias parou o carro, para olhar mais de perto, o que estava acontecendo, e saiu com a câmera e o microfone para a rua.


Em 15 de setembro a estrada de Obukhivska na região de Kyiv esta assim. 



Enquanto isso, o funcionário com o distintivo da UDO (Administração de Seguridade Pública) move o carro para entrar no complexo privado. Outro funcionário da UDO está com uma lista de convidados, na estrada decorada com flores.

Guarda com emblema UDO, com lista de convidados.

O guarda se aproxima do grupo que tira fotos. Inicialmente o funcionário da UDO diz que no restaurante do complexo ocorre uma reunião de Estado. Mas, em seguida, revela-se, que o evento é privado. Enquanto isso, o ex-primeiro-ministro Arseny Yatseniuk e o prefeito de Kyiv Vitali Klychko entram no complexo


A comemoração contou com a presença do primeiro-ministro Arseny Yatseniuk e prefeito de Kyiv Vitali Klitschko.

Assim que os fotógrafos concluem a conversa com o guarda, o micro-ônibus cobre a entrada e fecha a possibilidade da câmera que capta aqueles que saem e entram no estabelecimento. Da estrada a fachada da instituição fecha a temporariamente instalada cerca.

Enquanto isso, no estabelecimento do complexo aumenta a proteção.
Às 18:50 deixa a comemoração o Ministro do Interior Arsen Avakov.


O Ministro dos Assuntos Internos, Arsen Avakov, já comemorou.

Em seguida, na entrada da instituição, com lista de convidados, entra outro guarda com o emblema UDO.

À comemoração vêem as primeiras pessoas do Estado.  

Às 19:00, na entrada surgiu mais um guarda. Enquanto isso, no horizonte da estrada de Obukhiv apareceram intermitentes faróis do cortejo. No estacionamento entra um "Mercedes", seguido de outro.

A câmara fixa, como ao restaurante entra o presidente Petro Poroshenko com sua esposa. Os guardas carregam os presentes.
















Petro Poroshenko e sua esposa vão cumprimentar  os recém-casados.

O funcionário UDO, sem quaisquer explicações, não permite que o grupo de filmagem se aproxima, apesar de que a área não é privada, é um lugar público e os jornalistas mostram a certificação.

Seguindo o presidente, veio ao evento o primeiro vice-primeiro ministro Stepan Kubiv.

O primeiro vice-primeiro-ministro Stepan Kubiv também visitou o complexo do restaurante.
















Às 19:30, por algum motivo, com as luzes apagadas, o primeiro-ministro Volodymyr Groisman entra com a esposa.

No entanto, fotografar os convidados da festa, atrapalham, constantemente, os funcionários da Segurança Pública. No início, eles tentaram barrar a câmera de um lado. Dois ônibus aparecem na frente do operador. Enquanto outro operador tenta fotografar outra entrada, mas aqui também tem um ônibus, e em seguida aparece mais um.

E, finalmente, o terceiro ônibus, definitivamente corta qualquer chance de fotografar o parque  de estacionamento.

Fotografar os convidados da festa noturna constantemente atrapalhavam.


Mais tarde veio Irena Gerashchenko, vice-oradora do Parlamento.

Deste modo, o presidente, o primeiro-ministro e muitos outros políticos reuniram-se próximo de Kyiv, em Koncha Zaspa, em festa fechada. Para que os jornalistas não vissem os visitantes, os funcionários do Escritório de Segurança Pública trabalham de todas as maneiras tentando não permitir que os eventos sejam gravados em vídeo.


















O jornalista do "Esquema" mais uma vez mostra um o certificado para  equipe UDO.

Os guardas não permitem a equipe UDO, com câmera no estacionamento. "Esquemas" mostram os certificados dos jornalistas e pedem explicações, por que o acesso a locais públicos é bloqueado. Mas, nenhum guarda concorda mostrar o certificado de serviço. No final, os fotógrafos atravessam a rua e, do ponto mais alto tentam fotografar. Mas, rapidamente aproxima-se um ônibus e estaciona próximo aos fotógrafos. Ao ônibus entra o guarda e mostra ao motorista onde estacionar. E o ônibus, afinal, impossibilita completamente a visão. Na estrada, ao invés de quatro pistas para tráfego sobram apenas duas.


De quatro pistas, próximo ao restaurante, sobram apenas duas.

Enquanto isso, a comitiva presidencial prepara-se para sair. Lembrando as palavras dos guardas, que é necessário ficar ao lado, a equipe aproximou-se ao lado do empreendimento do hotel, a alguns metros da estrada, que também é local público.  O "Mercedes" usado pelo presidente deixa a festa


Lutsenko acompanha o casal presidencial ao carro.

A propósito, uma semana antes, Yuriy Lutsenko revelou no Facebook a foto dos noivos. Também então, na m´dia apareceram algumas fotos, próximo ao Órgão de registro de atos civis.

O amor faz maravilhas. Agora, além de dois filhos, temos uma filha, Nastya.


Durante a observação das celebrações, alguns episódios fluem para os nossos olhos. Por exemplo, "Toyota Kemi" com placa AA0001CK, que é registrada no Ministério Público da Ukraina. A este carro, o guarda conduz a mulher que trouxe o bolo festivo. Os jornalistas registram, como a mulher deixa a festa exatamente neste carro. Teria esta mulher um cargo na GPU e em que bases o carro departamental a levou embora? Sobre isto "Esquemas" perguntou publicamente ao Procurador Geral  à rede Facebook. No entanto, não recebeu resposta



Este não é o único episódio que apresenta sinais de abuso do cargo o promotor geral. O minibus com matrícula AA0013MO, que o funcionário do UDO deixa entrar no estacionamento da instituição, também registrado no Ministério Público Geral da Ukraina. O carro estaciona junto à saída do restaurante.

O que faz no evento privado da família do promotor geral o carro departamental? Descobre-se que o carro serve como receptor de presentes. E, nele trabalham os funcionários do UDO.E


Momento inconveniente, quando o carro departamental é um repositório de presentes e os funcionários são funcionários do UDO.


"Esquemas" enviaram um pedido ao Ministério Público pedindo declarações, em que fundamentos os carros da GPU eram utilizados na festa de casamento do filho do procurador geral.
"A presença de veículos do Ministério Público Geral da Ukraina nos locais de estadia temporária não atesta sua utilização para fins privados, mas está condicionado pela necessidade de providenciar proteção estatal ao Procurador Geral da Ukraina e aos membros da família", - tal resposta veio da Administração de Relações com a Comunidade e mídia da Procuradoria Geral da Ukraina.

Parece, que a comemoração do casamento do filho de Yuri Lutsenko, Alexander, foi protegido até por franco-atiradores

"Esquemas" x UDO (Administração de Seguridade Pública).

Após o ataque dos funcionários do Escritório de Segurança Pública, a equipe de filmagem do programa "Esquemas" chamou a polícia ao local do incidente e escreveu uma declaração sobre o fato de impedir a atividade jornalística.

E três dias depois do ataque, ao convite do chefe da UDO, Valeri Geletey, "Esquemas" vieram ao Escritório de Segurança Pública para um encontro, no qual  lhes disseram que, de acordo com os resultados da verificação oficial, seus subordinados não cometeram nenhuma violação. (É claro que cometeram, em minha opinião. Usaram veículos do Estado, e funcionários. No mínimo! "Esquemas " não iria observar o casamento se nunca houvesse abusos. Aliás, "Esquemas" nem existiria sem abusos. Lutsenko, Lutsenko, eu torci muito por você quando Yanukovych enviou-lhe para prisão! Infelizmente há muitos Yanukovych na Ukraina. Uns bem grandes, outros menores, conforme as possibilidades e ocasiões.- OK)

No entanto, as violações foram cometidas pela equipe fotográfica. "Vocês trabalharam lá desde 17:00 horas. Vocês entraram e não foram vistos. Vocês, desde as 17 horas, no mínimo, violaram o território. Em geral, os funcionários deveriam chamar a polícia pela violação do regime, mas, afinal, nós simplesmente cansamos chamar a polícia por causa de quaisquer casos", - observou Geletey.

É assim que o chefe do UDO explicou o ataque ao grupo de fotógrafos, em cujo resultado o operador Bóris Trotsenko sofreu uma comoção cerebral e lesão na mão. "Lá há uma grande protuberância (corcunda)! Este soldado caiu, você não vai dizer que ele não caiu? Lá a protuberância é grande!
Na escuridão, tropeçou, caiu e enganchou no operador." Geletey enfatiza, que o nosso grupo de filmagem teve sorte nesta situação: "Mesmo  se eles usassem armas, ninguém perceberia vocês. Depois, quando vieram até vocês, viram, que novamente são vocês, que fotografam já por seis horas. Bem. Bem, fotografem,
sem perguntas, mas não violem o regime. Tais são os requisitos.

"Esquemas" mostraram um vídeo de comunicação com a equipe UDO , ao advogado da mídia  do Instituto para o Desenvolvimento da imprensa regional Lyudmila Pankratova:
"Se avaliarmos as ações dos jornalistas e representantes das forças de segurança, quem estava certo e quem não, em minha opinião, os jornalistas justificaram melhor porque eles têm o direito de permanecer aqui", diz ela. - Em segundo lugar, eles mostraram suas identidades. Muitas vezes repetiram, que este lugar é público. Isto é, parece-me que eles cumpriram tudo, que deles depende, para serem identificados como jornalistas, e desejavam saber por que havia medidas de proteção. Isto eles não ouviram. E não viram a identidade das pessoas que representam o Escritório de Segurança Pública. Na véspera da transmissão, o grupo de fotógrafos e o chefe do Departamento de Segurança Pública, Geletey, foi convidado para uma reunião da Comissão Parlamentar sobre liberdade de expressão.

Quem pagou a despesa?

Quanto o Estado gastou com o casamento do filho do Procurador Geral? No geral, junto ao complexo do restaurante "rápidos" e "reanimobiles" esperam cerca de nove horas e deixaram os postos somente depois do procurador-geral. O chefe do UDO convence  a necessidade de apoio médico. Também durante a celebração, um caminhão de bombeiros foi visto duas vezes junto à instalação.

Ambulância no estacionamento próximo do complexo de restaurantes. O caminhão de bombeiros abastecia aqui?

"Às vezes a presença em tal idade... Bem: para que todos sintam-se confortáveis e em segurança. Não é minha função a questão da saúde, mas nós pensamos em tudo", - diz Geletey.

Quanto à segurança do Estado, ela permaneceu até depois da saída  do presidente e outros convidados. Todos estavam uniformizados e com equipamento semelhante ao dos atiradores. Deixaram a posição após a partida do Procurador Geral.  

Valery Geletey não reconhece o fato de que festas privadas patrocinadas pelos fundos públicos podem (e devem - OK) ser consideradas abuso de poder pelo procurador-geral da Ukraina.

Não reconhece Valery Geletey também o fato, de que semelhante acompanhamento através de fundos públicos, de uma festa privada, pode ser considerado abuso de poder pelo procurador-geral Yuriy Lutsenko: "Eu sempre digo (às vezes coisas desagradáveis), insisto nisto, que será assim, porque estas são medidas de segurança. Acreditem, nem todos, que são protegidos, gostam quando seguidos pelos guardas. Vocês não pensem que isto é muito bom, quando sua vida particular está sempre sob o olhar de outros.

O presidente Petro Poroshenko não comentou o assalto dos funcionários da UDO à equipe de fotógrafos  do programa "Esquemas", que aconteceu justamente durante sua saída. O  Pedido do editor para expressar sua posição sobre este assunto permanece sem resposta.

É uma questão retórica. É possível considerar o Procurador-Geral  independente e imparcial em relação a todos os convidados que ele convidou para o casamento de seu filho?

Do lado de quem ele ficará quando uma dessas pessoas se tornar um potencial investigador da Procuradoria - Geral independente e imparcial, em relação a todas as pessoas que ele convidou ao casamento de seu filho?

O casamento do filho do procurador-geral - é uma óbvia demonstração de total arrogância que penetrou firmemente
em todo o governo.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário