quinta-feira, 1 de junho de 2017

Putin cinicamente, como no caso da Criméia, "apossa-se de Anna de Kyiv" a favor da Rússia.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 31.05.2017
Sofia Panhani
Caricatura política de Alex Kustovskyi.
A declaração do presidente russo Vladimir Putin, durante uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron, que a rainha da França, filha do príncipe Yaroslav, o sábio, Anna de Kyiv era "russa", surpreendeu as redes sociais.

Caricatura política de Eugenia Oliynik  - No alto diz: Anna Nossa.
Dmitry Shurhalo:
Quando Putin lembra Yaroslav, o sábio, deve ser entendido que Anna Ruska/Kyivska (mas não russa! (Lembro aos prezados leitores que o primeiro nome da Ukraina era "Rus", e que foi mudado para "Ukraina" porque Rússia o roubou - OK). morreu cerca de 70 anos antes da fundação de Moscou. Embora seu pai, por alguma razão, fundou a cidade de Yaroslav. Em geral, quando os russos cobiçam a antiga herança, é melhor responder-lhes com a citação de Hrushevskyi (Historiador - OK): "O estado de Vladimir - Moscou não era herdeiro, nem receptor de Kyiv. Ele cresceu de raiz própria, e atitude a ele, como de Kyiv, é antes comparar Roma com suas províncias gaulesas". 

Roman Tsymbailiuk:
Ao discurso histórico de ontem gostaria de acrescentar mais um. Quando em Kyiv trabalhava a primeira biblioteca científica, no local da futura Moscou, os sapos coaxavam no pântano.

Oksana Zabushko:
A escritora ukrainiana Oksana Zabuzhko apelou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ukraina para reação.
N.B. quando Putin, na verdade, na vista de toda a França, cinicamente, "apodera-se" de Anna de Kyiv para FR, ele conhece perfeitamente seu público alvo. O que não se pode dizer dos ukrainianos, que apenas surpreendem-se com sua arrogância, não compreendendo, que agora - agora mesmo, já para amanhã! - é necessária por causa deste motivo, a reação ukrainiana do Ministério dos Negócios Estrangeiros ukrainianos.
Porque os franceses, REALMENTE não associam nem o antigo Kyiv, nem a Rus com Ukraina, mas com Rússia relacionam, e muito bem. Academicamente e culturalmente, para isto trabalha um exército de "amigos da cultura russa" e isto é aquele cuidadosamente cultivado (ainda pelos esforços da NKVD - MGB - KGB) fundamento da "amizade francesa - russa", no qual, em grande parte, mantem-se a atual "russofonia" francesa. E em nosso caso, a partir de sua perspectiva, "crescem abetos". Eu falei sobre isso no inverno passado no clube "Negócios Credo".
Putin falou de modo que, seus ouvintes pudessem "reconhecer" o que ouviram e mentalmente acenar: ah, oui-oui, diz a verdade... E é exatamente agora é hora de entrar o estado ukrainiano - "reivindicar pelo seu" (momento de princípio, pelo qual avalia-se a seriedade e entendimento: assim vocês protegerão a Crimeia, como vocês protegem Anna de Kyiv), e em seguida mostrar aos franceses, que - não, não é verdade o que a Rússia lhes diz (e dizia), mesmo nesta... Espero, que nossos diplomatas encontrarão uma maneira elegante para fazer isto.

xxx

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ukraina, na página oficial do Facebook respondeu ao vice-chefe da Administração Presidencial da Ukraina Dmytro Shemkiv: "Queridos amigos franceses, o presidente russo Vladimir Putin tentou enganá-los hoje - Anna de Kyiv, rainha da França, de Kyiv não de Moscou (Naquele tempo Moscou não existia). Aliás, o famoso Evangelho Reims, que usavam na coroação de reis franceses, no início era o livro próprio de Anna, proveniente da famosa biblioteca de Yaroslav, o Sábio, seu pai - Grão Duque de Kyiv.  
"Vocês necessitam de mais evidências da origem de Anna de Kyiv?" - resumiu Shemkiv.

Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Externos Anna Hopko acredita que o establishment francês conhece a história. 
Anna de Kyiv. Rainha da França  - Inscrição no pedestal. Ponto. Propaganda do Kremlin e Putin mais uma vez envergonharam-se. Atribuíram Anna Yaroslavna ao "mundo russo". A coleção de falsa propaganda russa adicionou um novo memom. A elite francesa conhece a história da origem de sua rainha e do País. 
Lembro que durante a primeira visita a Ukraina do diretor do FMI (ex-ministro das Finanças da França) Senhora Lagarde visitou a Catedral de Sophia. A senhora Lagarde ficou espantada com a Catedral, porque viu que a mil anos atrás, aqui houve uma poderosa civilização - muito antes da fundação de Moscou. Ela contou que sabe, que sua rainha Anna é originária da Ukraina. P. S.! Rus de Kyiv acabará derrubando Moscóvia de Putin... Quantos monumentos a Volodymyr no Kremlin não surjam ou quantas páginas eles não reescrevam.
O diplomata do Ministério das Relações Exteriores e coordenador dos programas eleitorais e parlamentares Olga Aivazovska brincou com as palavras do presidente russo.


O diplomata do Ministério das Relações Exteriores Dmytro Kuleba e coordenador dos programas eleitorais e parlamentares da rede cidadã  "Suporte" Olga Aivazovska fez brincadeiras sobre as palavras do presidente russo.

Dmytro Kuleba:
Macron pressionou. Com frases simples colocava em seu lugar o sofisticado gênio de complicadas expressões.
Putin se continha. Putin não aguentou e em voz alta chamou o espírito de Anna Yaroslavna (É a mesma Anna de Kyiv - em ukrainiano usa-se também o nome do pai, neste caso Yaroslavna porque o pai chamava-se Yaroslav - OK) para ajudar contra este insolente.
Em algum lugar, lá nas alturas Anna ouviu, olhou para baixo, avaliou a encenação e voltou-se ao pai Yaroslav para continuar os festejos do Dia de Kyiv.

Aivazovska Olga:
Anna Yaroslavska - princesa Russa? Oh, eu lhe peço. Complexos, uma coisa terrível que faz os homens usar sapatos de salto alto, colocar Botox na face e atribuir a si personagens históricos.
O representante da Ukraina no subgrupo Trilateral do grupo de contacto para regulação da situação no Donbas Iryna Gerashchenko vê nas palavras de Putin, não simplesmente complexos, mas tentativas para justificar a atual política da Rússia.

Iryna Gerashchenko:
Yaroslav, o Sábio - príncipe russo, e Anna Yaroslavna - princesa russa?... E Kyiv então - cidade russa, como Criméia - patrimônio russo? Para quem isto conta? Exceto, é claro, para usuário interno que Rus - a priori é sinônimo da Rússia. Esquizofrenia, que tem, na verdade uma finalidade - justificar a agressão e conquista de terras ukrainianas...

Continua o seu pensamento o jornalista Roman Tsymbaliuk: "Putin numa entrevista coletiva decidiu dar uma aula de história para Macron. Segundo ele, as relações da Rússia e da França começaram não desde Pedro I, "rei - reformador, mas da "ruscoe" (russa) Anna - filha do "nosso" Yaroslav, o Sábio, a qual era esposa do rei Henrique I, rainha da França. "Ruskoe" (Russo), Karl! Com tal ritmo em Moscou monumentos aos de Kyiv (às pessoas) haverá ainda mais, aos príncipes Yuri Dolgorukov e Volodymyr Svyatoslav acrescenta-se mais um - já de Kyiv. Todas estas figuras históricas estão, de alguma forma relacionadas com Kyiv.  Mas, de alguma forma, sempre esforçam-se fazê---los "russos". O que é isto? por que a atual Rússia pode matar os ukrainianos hoje, apossar-se dos território do país vizinho? Assim, na França, é improvável que compreendam - afinal, muito tempo e muito lutaram na Europa, para acalmar-se e parar de mudar as fronteiras".

Roman Tsymbailiuk:
Roubar a história.
Putin, na conferência da imprensa resolveu dar aula de história a Macron. Segundo ele, as relações entre Rússia e França não começaram com Pedro I "rei reformador". Mas desde a "russa" Anna - filha do "nosso" Yaroslav, o sábio, que era esposa do rei Henrique I, rainha da França.
"Ruskoe, Karl! "Russo Karl"!
Com tal ritmo de monumentos em Moscou, aos residentes de Kyiv haverá ainda mais, aos reis de Kyiv, Yuri Dolgorukov e Volodymyr Svyatoslavech acrescentarão mais um - já mulher.
Todas estas figuras históricas, de um ou outro modo, relacionadas com Kyiv. Mas sempre esforçam-se para torná-los "russos".
Isto é justificação, que Rússia atual pode matar os ukrainianos hoje, apoderar-se dos territórios do país vizinho?
Sim, na França é improvável que isto entendam - por muito tempo e muito lutaram na Europa, para acalmar-se e parar de mover as fronteiras.

Larissa Ivshyn: 
Principal redator do jornal "Dia", escreve sobre o conflito cultural que já dura um longo tempo.
Eu sempre dizia e escrevia: a guerra milenar de Moscou com Rus - Ukraina - guerra por um lugar na História...! .Anna Yaroslavna - um exemplo claro.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário