sábado, 3 de junho de 2017

Algemas "irmãs"
Ukrainskyi Tyzhden (Semana Ukrainiana), 21.05.2017

Igor Losev

Os acontecimentos dramáticos da guerra ukrainiana-russa violaram muitas questões sobre relacionamento verdadeiro e declarativo em nosso estado.
Particularmente, sobre o quanto  é verdadeira  a independência da Ukraina em muitas esferas de nossa vida. A realidade mais uma vez  de maneira convincente, demonstrou a enorme dependência do nosso Estado da Rússia: econômica, energética, política, tecnológica, etc.  Mas tudo isto são problemas, que podem ser resolvidos e devagar resolvem-se. No entanto tem mais uma, mais ameaçadora e doída, servil mentalmente dependência da "elite" dirigente da Ukraina, de Moscou.
Esta "elite" de natureza colonial formava-se durante os 340 anos do reinado russo  e comunismo, e depois durante mais de duas dezenas de anos da independência, quando muitos oligarcas e outras fortunas se formaram na cooperação compradora com a economia russa (primeiramente no ramo energético), o que cobriu de ouro não muitos, tornando a maioria pobre e causou atraso tecnológico crônico na indústria ukrainiana, porque Rússia não podia, e não pode ser um farol de progresso econômico. Orientação para retardo condiciona  os outros para seu próprio retardo. Tal elite, de fato, apresentava-se e apresenta-se "irmão siamês  da classe dirigente. Isso cria uma série de manifestações negativas de seu lado, primeiramente a incapacidade de ser o centro  de direção  e um grupo líder da nação no período durante a grande prova histórica, que é a guerra.
Daí a falta de vontade de agir de acordo com as condições de guerra, esforço de qualquer modo salvar o cordão umbilical que liga as camadas superiores de Moscou e Kyiv. De um modo geral a atual classe governante da Ukraina não é ukrainiana, mas profundamente pequeno-russa, absolutamente não correspondente ao status de um estado independente.
É simbólico, que de vez em quando os representantes (primeiramente os mais jovens) desta classe demonstram atitude muito favorável ao vizinho do leste. Recentemente a mídia local mostrou foto do filho do presidente  e comandante supremo das Forças Armadas da Ukraina numa camiseta russa com inscrição apropriada e cores branca, azul e vermelha. Quase todos os descendentes de famílias privilegiadas desta classe, estudam no exterior, (Todos os três filhos menores do presidente estudam na Grã Bretanha - OK), de acordo com os especialistas interagem, principalmente, com os filhos dos poderosos da Rússia, formando uma espécie de fenômeno russo-ukrainiano. Com pequena exceção todas estas famílias, com mínima exceção, são russo falantes e com mentalidade russa, às quais é difícil imaginar, que o centro da civilização pode ser uma outra capital além de Moscou. Eles, na Ukraina, apresentam-se como legisladores de moda de estilo culturalmente estética e principais consumidores do produto cultural russo, e de seu meio. Esta tendência estende-se para baixo, aos milhões de "nobres".

A  CHEGADA  ÀS  ALAVANCAS  AUTORITÁRIAS  DA  ELITE  UKRAINIANA  SEM  GENEALOGIA  RUSSA  SIGNIFICARÁ, QUE  O ESTADO PASSOU  O  PONTO  DE  RETORNO  EM SUA  EMANCIPAÇÃO  DO  IMPÉRIO.

O fato de que depois de todas as tragédias da guerra (de acordo com sociólogos) 50% dos ucranianos ainda consideram os russos como "povo irmão", o grande mérito desta "elite" é que ainda não pode e não quer quebrar o "Siames" cordão umbilical. Sendo incapaz de romper com a "capital nashej Rodin," (nossa pátria) estas pessoas têm porta política aberta para "grande dohovornyak" ( "dohovornhak - pejorativo, equivalente à acordo nacional ) com regime de Putin, e em certo sentido sua perfeitamente possível traição é perigosa como agressão de Moscou e a possível pressão dos parceiros do Oeste  Esta, moralmente dependente  do agressor, podre "elite" é gigantesco fator de risco geopolítico para a Ukraina. Ela nunca nós permitirá conseguir a verdadeira independência da Rússia, e isto significa que o ponto de não retorno no processo de desengajamento do império será sempre inatingível. Assim, a verdadeira independência do Estado ucraniano não é possível sem uma mudança radical de elites sem formar uma poderosa contra-elite que já se formou espontaneamente entre os voluntários, voluntários e cidadãos preocupados, alguns dos quais, apesar de aversão profunda e sustentada ao poder, sozinhos deverão se tornar - poder.

A atual elite nacional é peculiar a um destacamento nacional-regional de russo-ukrainiana pós imperial elite. Até 2014 a independência condicional da Ukraina, isto ainda era possível, de alguma forma aceitar o que a nossa comunidade fazia. No entanto, depois de um resoluto Maidan, depois da iniciada guerra de Moscou para destruir o nosso genuíno estado ukrainiano tornou-se inevitável, a existência de tal pseudo elite é inaceitável e extremamente perigoso anacronismo cujo rastro deve ser eliminado o mais rápido possível no período de ações de combate, quando decide-se o destino da sociedade ukrainiana.

É exatamente a chegada ao poder da Ukraina, das alavancas da nova elite sem a genealogia russa significará, que o Estado atravessou o ponto de não retorno em sua emancipação do império, porque a elite ukrainiana terá uma significativa influência obre o público em geral do país, contribuindo para seu fortalecimento com forças patrióticas e construtivas e marginalização de elementos anti-nacionais pró-imperiais. No entanto, considerando que a força atual da tradicional pós-imperial "elite" não é derrotada, não é visivelmente enfraquecida, incluir a possibilidade de regresso de modo algum é desejável. Infelizmente, a ameaça de restauração neo-colonial do estado de vingança imperial para a Ucrânia agora é muito real.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário