segunda-feira, 27 de março de 2017

Ativistas ukrainianos de direitos humanos pediram às organizações internacionais para prestar atenção aos acontecimentos na Bielorrússia.
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 27.03.2017
Notícias / Sociedade

Detenção pelas forças de segurança, dos cidadão em Minsk, 25 de março de 2017.
Várias organizações de direitos humanos na Ukraina divulgaram um chamamento, no qual apelaram às organizações internacionais para prestar atenção aos acontecimentos na Bielorrússia no contexto de imobilizações em massa no Dia da Liberdade. Texto divulgado na página do Facebook ONG "Centro de liberdades civis".

Na Bielorrússia continuam perseguições, em larga escala, da sociedade civil em relação à realização da ação anual ao Dia da Liberdade.  Somente em Minsk, em 25 de março, segundo várias fontes, foram detidas cerca de 1.000 pessoas. Os agentes da aplicação da lei da Bielorrússia realizam detenções arbitrárias de ativistas, defensores dos direitos humanos, jornalistas e até mesmo transeuntes. Em 25 de março os policiais bloquearam o trabalho do centro de direitos humanos "Viasna" e prenderam cerca de 57 ativistas de direitos humanos e voluntários, que deviam observar a manifestação.

Nós apelamos às organizações internacionais sobre a necessidade de conduzir a máxima atenção aos acontecimentos na Bielorrússia, em particular, aos processos administrativos e criminais, que foram levantados contra os ativistas, e usar todos os mecanismos possíveis para prevenir o assédio politicamente motivado contra os representantes da sociedade civil da  Bielorrússia", - diz a declaração.



Os ativistas sociais, em particular, apelaram a OSCE, (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) com a recomendação de estender a ação do mecanismo de Moscou na Bielorrússia e verificar a questão da transferência da sessão da Assembléia Parlamentar da OSCE, a ser realizada em Minsk, em julho de 2017.

Os signatários da apelação tornaram-se os representantes do Centro das liberdades civis, da união Ukraina - Helsinque  dos Direitos Humanos, do grupo dos Direitos Humanos da Criméia, do Centro de informação dos direitos da pessoa e Iniciativa de direitos humanos.

"A perseguição dos cidadãos bielorrussos devido a expressão de suas opiniões e participação em reuniões pacíficas é inaceitável e viola os padrões internacionais de direitos humanos", - disse o representante de organizações de direitos humanos da Ukraina.

Na Bielorrússia, continuam as perseguições à sociedade civil, em larga escala, em relação à ação para o Dia da Liberdade. Apenas em Minsk, no dia 25 d março, de acordo com várias fontes, foi detido cerca de 1.000 pessoas.

Os aplicadores especiais detêm a ativista social Nina Bahinsky






Em Minsk, a oposição tentava, em 25 de março comemorar o Dia da Liberdade mas, ao anunciado previamente local de encontro, ao lado da Academia Nacional de Ciências, conseguiram chegar apenas jornalistas. Os potenciais participantes eram parados pela polícia.
Depois disso, milhares de ativistas começaram mover-se ao centro de Minsk, de outro lado, mas logo foram bloqueados pela polícia, aconteceram detenções em massa.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário