sexta-feira, 24 de março de 2017

"A explosão no arsenal em Balakliya
ZN, UA (Gazeta Espelho de Domingo), 23.03.2017





Em resultado do incêndio nos depósitos de munição na região de Kharkiv, de possíveis danos evacuaram aproximadamente 20 mil pessoas. O incêndio no arsenal continua. Na cidade Balakliya, na região de Kharkiv, na noite de 23 de março explodiu um grande depósito de munições, onde mantinham-se projéteis para artilharia e tanques. Como resultado do incidente foram evacuadas cerca de 20 mil pessoas de Balakliya e duas aldeias vizinhas. De acordo com o Ministério da Defesa, no momento, não conseguiram liquidar o incêndio: cerca de um terço do 
seu território é coberto pelo fogo. O incêndio é acompanhado por explosões de intensidade variável.


O que aconteceu?

As primeiras explosões nos depósitos do Ministério da Defesa ocorreram, aproximadamente às 3:00 horas da noite de quinta-feira, 23 de março. Os primeiros testemunhos oculares começaram surgir em redes sociais. A informação sobre o fogo confirmou o presidente da Administração Estatal Stepan Maselskyi, avisando que o governo evacua as pessoas da zona de 5 (cinco) quilômetros na região.

https://www.youtube.com/watch?v=KBFmYhyjB20

Motivos do incidente.

O promotor militar Anatoly Matios informou que, de acordo com os primeiros resultados da investigação policial, a explosão foi resultado de sabotagem. De acordo com ele, pouco antes das primeiras explosões as testemunhas investigadas ouviram, nas imediações um som característico ao voo de BPLA (Aparelho letal auto-dirigível). O Ministério da Defesa Stepan Poltorak, por sua vez, sugeriu que os ataques podem ser o resultado de ações de grupos subversivos. SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) abriu processo penal e investiga o incidente como sabotagem. Além disso, os promotores militares abriram processo penal segundo o artigo "Negligência".  Ele informou que a instalação é guardada por aproximadamente mil soldados



Consequências

Como resultado do incidente, da possível área afetada (cidade Balakliya e aldeias circundantes Verbivka e Yakovenkove) foram evacuadas 19 mil pessoas. A evacuação continua, foram implantados seis pontos de evacuação. Na manhã de 24 de março, o chefe do DCNC (Serviço estatal de Situações Extraordinárias da Ukraina) Mykola Chechotkin disse, que na construção habitacional destruída, equipes de resgate encontraram uma mulher morta, nascida em 1951. Segundo dados do Ministério da Saúde mais uma mulher local recebeu ferimentos devido a explosões.

A segurança da população da Balakliya, asseguram 600 policiais. O serviço do Ministério do Interior assegurou que os policiais patrulham a cidade e próximos pontos habitados. O Serviço Nacional de Fronteiras da Ukraina reforçou a seção oriental. A companhia estatal "UKSATSE", que regula o espaço aéreo, temporariamente proibiu os voos sobre a cidade Balakliya , da região de Kharkiv. No momento, grande incêndio e explosões continuam. (Este artigo foi postado no jornal ukrainiano no dia de ontem, 23 de março. Na edição de hoje, dia 14, consta como atualizado -OK)

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário