quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Por causa de Onyshchenko balançou a coalizão?
Radio Svoboda (Rádio Liberdade), 05.12.2016
Dmytro Shurkhalo

Oleksandr Onyshchenko
 Acusado de corrupção, o deputado Oleksandr Onyshchenko fez declarações acusatórias, regulares, contra o presidente Petro Poroshenko e seu círculo próximo. No "Bloco de Poroshenko" disseram que estas declarações são tentativa de desestabilização da situação política. Em troca, a facção do Partido Radical exige a criação de uma comissão especial para investigação da promulgada informação do deputado fugitivo. De acordo com os especialistas, o desenvolvimento dos próximos acontecimentos depende da credibilidade das provas que possui Oleksandr Onyshchenko, e de como reagirão às tais provas no Ocidente.

De acordo com Onyshchenko, sua empresa poderia ganhar propostas regularmente da companhia estatal "Centrenergo" de fornecimento de gás, graças ao fato que ele dava, às pessoas próximas ao presidente, uma parte do dinheiro. De cada mil metros cúbicos de gás, dava 2.000 hryvnia.

"Olhem para o estatal "Centrenergo", olhem para minhas empresas, que sempre recebiam o direito para fornecimento de gás. E como eu pude conseguir receber estes fornecimentos - pensem sozinhos - apesar de que o gás era vendido pelo preço máximo? Isto é, na condição de tais fornecimentos havia sempre retorno de 2.000 UAH para Kononenko. O lucro do negócio do gás pegavam para si... Mostrar-lhes os SMS de Kononenko?" - contou Oleksandr Onyshchenko na entrevista ao "Tempo presente". (Kononenko é amicíssimo  com Poroshenko. Lembram aquela vila maravilhosa de Poroshenko na Espanha? Kononenko também possui uma lá, de 768 m², um pouco afastada da praia. A do Poroshenko é juntinho da praia. E foi por desentendimento de Kononenko com o ex-ministro Aivaras Abromavichus, lituano, cujo trabalho estava sendo elogiado, que o lituano pediu a conta - pesquisa OK).

Esta linda casa é do presidente na Espanha




Onyshchenko também confirmou, que entregou à inteligência dos EUA o caso de Petro Poroshenko - secretamente gravadas conversas com o presidente. Além disso, o jornal britânico, The Independent, publicou um artigo, que cita as palavras de Oleksandr Onyshchenko que, a pedido de não identificado, importante funcionário público ele, em seu tempo, gastou aproximadamente 30 milhões de dólares na campanha contra o então primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk. 

Na "Frente Popular" (Partido do ex primeiro-ministro) dizem que sabiam de tudo.

No "Blog de Petro Poroshenko", disseram, que devido a este fato, Moscou esforça-se para desestabilizar a situação política na Ukraina. "Kremlin não dorme e tenta desqualificar o trabalho do Parlamento - agora, através de culpabilizar Onyshchenko no jornal britânico The Independent, que pertence ao oligarca russo Alexander Lebedev. Desequilibrar o trabalho da coalizão", afirma o vice´presidente da facção "Bloco Petro Poroshenko" Irena Lutsenko.

Enquanto isso, em outra facção da maioria parlamentar - "Frente Popular" - comentando as declarações de Oleksandr Onyshchenko, não negam, que para desacreditar o governo de Arseniy Yatsenyuk foram incluídas consideráveis quantias.

"Para nós isto não era novidade. Tanta lama fluiu por dez meses - e vemos que isto foi financiado no valor de 30 milhões de dólares", disse o chefe da "Frente Popular"" Maxim Bourbak.

Em vez disso, o chefe do Partido Radical Oleg Lyashko exigiu a criação especial de uma comissão parlamentar de inquérito.

O colega Onyshchenko diz, que 70 deputados recebem dinheiro todos os meses - de 20 a 100 mil dólares. Quando o deputado corrupto Onyshchenko diz, que a votação para o Procurador Geral era por dinheiro, o afastamento do presidente do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina) Nalyvaychenko foi por dinheiro, e todas as votações foram por dinheiro, então você quer dizer, que nós não devemos prestar atenção para isto?!" - disse Oleg Lyashko.

Existem evidências reais?

Comentando a situação para Rádio Svoboda, o deputado não afiliado Boryslav Bereza  disse, que a criação de uma comissão parlamentar de inquérito não é possível sem o apoio da maioria de uma facção. Em vista disso ele presume que na "Frente popular" "vão negociar". Ele também questiona, tanto a eficácia de uma investigação parlamentar, quanto a persuasão de novas declarações acusatórias de Oleksandr Onyshchenko.

"Este não é o caso, quando era preciso pagar com dinheiro. Yatsenyuk sozinho fez tudo, para ser desacreditado", - disse Borislav Bereza.

O politólogo Sergei Gaiday supõe, que o desenvolvimento da situação dependerá, principalmente, de como reagirão no Ocidente, às publicações sobre as ações de Onyshchenko.

"Se é mesmo verdade, que ele deu provas aos aplicadores da lei americanos, tudo vai depender de como eles usarão isto. Se Onyshchenko tem evidências reais de ações corruptivas do presidente e de sua comitiva  e esta informação tornarem pública, então a questão pode chegar ao impeachment ou renúncia do presidente, porque isso exigirão nossos parceiros ocidentais. Mas nós ainda não vimos esses registros", - diz o especialista no comentário a Rádio Liberty.

De acordo com as palavras de Sergei Gaiday, "hoje Poroshenko é, para Ukraina, um elo muito fraco".

Alexander Onyshchenko é acusado em organização de um esquema de desvio de fundos na extração e venda de gás natural, em resultado da qual o estado sofreu danos de cerca de três bilhões de UAH. O Parlamento deu consentimento para trazê-lo à responsabilidade criminal, detenção e prisão. No entanto, na véspera da votação, aproveitando o status de deputado, Alexander Onyshchenko deixou Ukraina. Agora ele está na lista de procurados. Comentando as declarações do deputado-fujão, na administração presidencial à Rádio Svoboda disseram, que o senhor Onyshchenko, com todo o seu chamado comprometimento, aguardam na Ukraina, as agências de aplicação da lei".  

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário