domingo, 4 de dezembro de 2016

Fabricante de vinho Christophe Lakarena: Não é próprio dos europeus. Na Ukraina destroem pequenos produtores e concorrentes.
Economichna Pravda. (Verdade Econômica), 02.12.2016
Fedir Popadyuk



Uma semana atrás, desconhecidos num buldózer destruíram os vinhedos do vinicultor francês Christophe Lakarena na região de Shabo,(*) Odessa.
A Verdade Ukrainiana conversou com o produtor de vinho, sobre o motivo da pressão sobre ele, e se , para ele, era mais fácil trabalhar na Ukraina.

- Em 25 de novembro, pela manhã, o trator entrou no território de sua plantação e, em três lugares diversos arrancou as vinhas. 
A família do enólogo francês chamou a polícia, elaboraram um protocolo.

Como se descobriu, atrás desse ato havia três acionistas. O etnólogo conecta suas ações com o desejo de desconhecidos, homens de negócios, ocupar a região para construção. Segundo suas palavras, a terra é arrendada, em 2007, por 15 anos.

Esta já não é a primeira vez, que tentam impedir Lakarena - no início do ano, ele passou por ataque fiscal que o acusava de produzir e vender álcool ilegalmente.

Recentemente, o Parlamento aprovou uma lei abolindo a licença para venda do vinho por atacado por um pequeno negócio. Mas para pequenos enólogos, devido a isto, não se tornou mais fácil. 
Primeiro, para receber todas as licenças necessárias, é preciso passar por um verdadeiro inferno burocrático, perder alguns meses e passar por vários departamentos.
Segundo, a elevada atenção dos cobradores de impostos aos pequenos produtores, que se esforçam para entrar na legalidade, só piora a situação e tornam a produção do vinho não muito atraente.

O caso de Lakarena confirma isto.

- Diga-me, o que aconteceu com seus vinhedos?

- A situação, agora, e esta: em três lugares diferentes, três diversos sócios, arrancaram as vinhas, que eu comprei no concurso. Isto é assustador, porque são vinhedos de alta qualidade, mas podem ser plantados mais uma vez. Mas, para alcançar excelentes resultados é necessário 15 anos.

- Você teve algum problema com qualquer imposto  recentemente?

- Agora realiza-se um controle rigoroso quanto aos pagamentos dos impostos pelo Ukrinform. Controle - é normal. E graças a Deus, desta vez, quando Ukrinform veio até nós - tudo realizou-se sem o "show - Máscara".

- Como resolveu-se o seu problema com a licença para fabricar vinho?

- Mikhail Saakashvili, quando era governador, me ajudou obter a licença para fabricação. Nós nos esforçamos fazê-lo em janeiro, fevereiro, março e apenas em 4 de abril a questão do imposto e licença decidiu-se.

Ainda é necessário para o trabalho, de materiais para produção de vinho, engarrafamento, e ainda: se você quiser vender ao restaurante ou loja, você necessita uma licença de um milhão de "hryvnia" (UAH) para venda por atacado. 

O que eu paguei oficialmente? Licença para o processamento de uvas e licença para engarrafamento do vinho. Mas, na semana passada me disseram, que minhas licenças não estão completas, que eu não tenho licença para materiais e para engarrafamento. Como pode emitir uma licença para venda, se não há licença para engarrafamento? Tudo o que acontece - é um absurdo, surrealismo. E agora eu enfrento multa.;

Quando eu vim para o distrito Dniester -  Belgorod, eu perguntei o que era necessário para registrar a marca. Pediram a licença, eu a dei, e me disseram, que agora não havia necessidade para registrar nada. Meu grande risco agora - é uma grande multa administrativa, e aqui eu sou culpado.

- Como terminaram suas tentativas para obter licença para a produção de vinhos espumantes e champanhe?

- Isto foi em setembro deste ano. Porquanto é outro processo e outra tecnologia, eu perguntei aos funcionários o que era necessário. Disseram-me, que era necessário ir à Câmara de Comércio e fazer o código do produto, o que eu também fiz. Depois eu fui ao Instituto Tairovskyi e levei para avaliação técnica a versão experimental de vinho espumante.

Quando eu voltei lá pela segunda vez, foi-me dito que eu era um criminoso, porque eu produzi este vinho sem licença! Isto é, surrealismo!

- Como pode explicar tal atitude para com você?

- Isto é monopólio. Pequenas e médias empresas não serão permitidas. Ukraina não muda. O governo fala sobre reformas, empenham-se grandes quantias da Europa e América, mas mudanças reais não há.

- A você ajudou o cancelamento da licença para venda por atacado do vinho, aceita no final de setembro no Parlamento?

- Agradeço aos deputados. Tudo começou porque no ano passado, em 20 de novembro, eu organizei  a apresentação do vinho jovem para visitas de Odessa. Havia 25 pessoas, todas tomavam nosso vinho jovem.

Numa mesa havia duas pessoas, que no final da noite me perguntaram, se poderiam comprar três garrafas de vinho. Eu disse, que não, podiam apenas experimentar. No final eu simplesmente lhes dei as três garrafas. No dia seguinte, controle e verificação, e único motivo para verificação - estas três garrafas. Eu, novamente daí na provocação. 

Isto são tempos soviéticos. De-comunização não é apenas despedaçar o monumento a Lenin. De-comunização - é abolir os velhos e desnecessários procedimentos burocráticos e suas idéias. Isto é importante. 

Se Ukraina quer avançar e elevar o padrão de vida médio, é preciso livrar-se dos desnecessários papéis para negócios médios e pequenos. Porque pequenas e médias empresas são capazes de aumentar os postos de trabalho.

(Shabag - nome de povoação tártara. Aproximadamente 500 anos atrás. Shabo segundo a pronúncia francesa 1788 ano em que considera-se, ter sido, a fundação do Shabo - Pesquisa OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário