segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Automaidan veio até Avakov
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 04.12.2016


Os ativistas do "Automaidan" realizaram uma ação de protesto: "AvakovOFF" exigindo a renúncia do ministro do Interior Arsen Avakov. 
À ação anunciada para 4 de dezembro, às 13:00 horas, os participantes foram à moradia do ministro do Interior, do centro de Kyiv onde se reuniram.
Na cerca penduraram cartazes com diversos dizeres: "Avakov para demissão", "Com as pastas para fora"" e "Vergonha".




(Os ativistas trouxeram algumas pastas. Estas pastas eram para os estudantes, a qualidade foi muito criticada).

Como afirmaram os organizadores da ação, "Avakov é responsável pelo processo de certificação dos policiais, incluindo  a reforma da Polícia Nacional e do sistema do Ministério do Interior em geral, "por causa de seus "conselheiros de bolso" que, desde a primavera de 2016 começaram sozinhos selecionar a Comissão de Certificação, tal e qual a "comunidade de bolso". E eles saíram com outras organizações do processo de certificação da Polícia Nacional, que transformou-se em farsa.

(Avakov é aquele ministro que não usa o idioma ukrainiano nem no seu ministério, inclusive nas atas, avisos, discursos, etc., sendo ele ministro de um governo da nação ukrainiana. Aliás, depois de muita pressão de um cidadão ukrainiano, agora, de vez em quando, usa. O autor da pressão, muitíssimo educado, exigia poder ler as atas no idioma oficial da nação, já conseguiu o uso do ukrainiano até nos produtos comprados de outros países. Agora as máquinas de lavar já vem com o nome e manual em ukrainiano. Esta foi a primeira vitória, mas, já há outros produtos, de outros países, com o uso do ukrainiano - OK).

Os ativistas lembram que durante a certificação dos quadros da Polícia Nacional foram dispensados mais de cinco mil ex-policiais - 7,7 do número total de pessoas, designadas para passar pela certificação, e 4% da quantidade geral da Polícia Nacional. 

"Avakov retornou e retorna para os cargos executivos os "testados" quadros do velho sistema do Ministério do Interior", - declararam no Automaidan e lembram a tentativa  de nomear o chefe da polícia de Cherkasy, o coronel Valery Lhutyi e Anton Shevtsiv como chefe da polícia de Vinnytsia, e designar às posições de liderança Illia Kyva, Sergei Chebitar, Basil Pascal, Vadym Troyan, Alexei Tahtaya, Igor Klimenko Igor Kuprantsyi.

"Estando no cargo de ministro do Interior, de fevereiro de 2014, Avakov derrubou as investigações internas no Ministério de Administração dos que participaram da repressão contra os ativistas do Maidan... de fato, ele, pessoalmente encobre todos esses criminosos, bem como os corruptos no Ministério da Administração Interna", disseram os organizadores do protesto.

119 deputados-milionários recebiam compensações pela habitação.
Economichna Pravda , 02.11.2016.

119    deputados, que em 2015 declararam mais de um milhão de UAH, recebiam compensações para moradia.
Sobre isto relata o Comitê de Eleitores da Ukraina, referindo-se aos resultados do projeto "Literalmente". Após a publicação das declarações eletrônicas revelou-se, que 119 deputados declararam, na secção 12 da declaração, acima de um milhão de UAH (ou equivalente).

Dez deputados mais ricos, que recebiam a compensação para moradia é a seguinte.

 1 - Vadim Nestorenko (Bloco P. Poroshenko),  2016 milhões de UAH.
 2 - Alexander Vilkul (Bloco de Oposição), 190 milhões de UAH.
 3 - Eugene Hyellyer (Renascimento), 165 milhões de UAH.
 4 - Ruslan Demchak (Bloco P. Poroshenko), 133 milhões de UAH.
 5 - Eugene Murayev (Bloco Independente), 94 milhões de UAH.
 6 - Borislav Rosenblat (Bloco P. Poroshenko), 94 milhões de UAH.
 7 - Gennady Chekita (Bloco P. Poroshenko), 90 milhões de UAH.
 8 - Anatoly Denisenko (Independente), 85 milhões de UAH.
 9 - Alexander Presman ( Bloco Renascimento), 71 milhões de UAH.
10 - Arkady Komatsky (Bloco P. Poroshenko), 57 milhões de UAH.

Alega-se, que alguns deputados ricos declararam a habitação que pertence a eles ou a seus parentes próximos nos subúrbios de Kyiv, na Vila Kozen.(A preferência dos ukrainianos que possuem condições financeiras, é nos subúrbios. Sinceramente, eu não imagino para que casas tão grandes, mas eles gostam, muitos tem. - OK). O pai de Ruslan Demchak, de acordo com a declaração, possui casa de 337 m² na vila Kryukivshchyna, que dista dois quilômetros da estrada de Kyiv", - diz em um comunicado.  "Por exemplo, a esposa do deputado Mykhailo Dobkin, de acordo com sua declaração, possui dois apartamentos em Kyiv. No entanto, o deputado também recebeu a compensação para habitação" - diz em uma mensagem de texto.

Também informou-se, que em dezembro de 2015, 177 deputados, de acordo com o relatório do Parlamento recebiam compensação do orçamento do Estado para o aluguel do apartamento, ou um quarto de hotel (em Kyiv).  A remuneração anual das compensações poderia chegar a 167 mil UAH.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário