terça-feira, 11 de outubro de 2016

"Ukha para deputados" salvou a declaração eletrônica?!
Radio Svoboda ( Rádio Liberdade) 03.10.2016
Yaroslava Tryhubova

Protestos próximo ao Parlamento. Kyiv,03 de outubro de 2016

"Alimentar" os deputados com "ukha" (уха em ukrainiano e significa sopa de peixe - OK) decidiram em 03 de setembro os ativistas próximo da Verkhovna Rada (Parlamento). Depois da ação "Deputados, vocês comeram "ukha"? (O tratamento é sempre na 2ª pessoa do plural. Eu uso a 3ª pessoa por achar mais fácil - OK). Os ativistas das organizações cidadãs anti-corrupção protestavam contra a inclusão à ordem do dia de projetos de lei, "que destroem a reforma anti-corrupção na Ukraina protestavam contra a inclusão à ordem do dia dos projetos de lei, "que destroem a reforma anti-corrupção na Ukraina". Em particular, o projeto de lei do presidente da facção "BPP" (Bloco Petro Poroshenko) Igor Hryniv, que segundo eles, mata a idéia da declaração eletrônica (UE já avisou, se não houver reformas na Ukraina, não haverá ajuda. Primeiro não conseguiam construir a declaração, agora pensam como falsificá-la. - OK). Ativistas, simbolicamente, cozeram "ukha", e distribuíram-na em vidros para todas as forças políticas. Posteriormente Igor Hryniv retirou o projeto de lei.

Mo limiar do edifício parlamentar os ativistas puseram um caldeirão no fogo e começara preparar "ukha" para os deputados.

"Agora colocarei um pouco de cebola, para adicionar sabor... Nós colocamos cabeças de peixe (parece ser sopa de pobre, especialmente para quem sempre come iguarias, possíveis com seus altos salários - OK), cenoura, folhas verdes, batata - como normalmente prepara-se a "ukha", porque acreditamos que alguns deputados já comeram "ukha", mas alguns ainda não. Então levaremos, àqueles que duvidam  e podem apoiar estas iniciativas. As jarras destinam-se a todas as facções, que podem votar, potencialmente, por estas decisões", - jogando os ingredientes no caldeirão, disse o representante do Automaidan Alexey Gritsenko.



Os  ativistas exigiam, antes da reunião de conciliação, não incluir na ordem do dia e do Parlamento es leis, que em sua opinião, destroem as reformas anti-corrupção na Ukraina. Em particular, o projeto de lei do presidente da facção do "BPP" Igor Hryniv, o qual propôs ao Parlamento proibir a tornar público, nas declarações de funcionários, informações sobre presentes, jóias e valores dos servidores públicos.

No cartaz diz que a esperteza não passará.
A mais terrível - lei do líder do "BPP", senhor Hryniv, o qual tenta esconder do acesso público os setores-chave de declaração. Quanto dinheiro têm os funcionários públicos, a quem eles emprestam o dinheiro, quais são as suas propriedades a partir de 5 mil dólares. Isto é tudo o que indica claramente, que esta pessoa é corrupta - diz o presidente do Centro de combate à Corrupção Vitaly Shabunin.
Segundo suas palavras, registrando semelhantes projetos de lei, o governo "anda sobre lâminas afiadas" e coloca sob ameaça o regime de vistos da UE para Ukraina, que é condicional para introdução de reformas.

Por sua vez o deputado da "Auto-suficiência", presidente do comitê anti-corrupção no parlamento Yegor Sobolev, viu no projeto de lei mais uma tentativa dos deputados de "fugir das garras da lei" e evitar responsabilidades.
Segundo ele, a lei sobre declaração eletrônica, no início deve funcionar de pleno valor, e já depois introduzir as alterações.

"Eu penso, que há chances de bloquear esta lei. Embora, é claro, eles sonham para reescrever a lei no último momento e não responder, de acordo com o código criminal, pela mentira na declaração ou pela incapacidade de explicar, o que está escrito lá", - diz Sobolev.




O objetivo principal do projeto de lei - lutar com a corrupção, e não falar sobre ela, enfatiza o seu autor Igor Hryniv. 
Segundo suas palavras, aquela informação, à qual ele propôs fornecer o grifo "para uso oficial", deve estudar não o público em geral, mas NABU (Bureau Nacional Anti-corrupção) e outros organismos anti-corrupção. Já que os últimos farão isso mais profissionalmente. Mas ainda, observou ele, os dados podem cair nas mãos de "vândalos ou ladrões" e aumentar, a já situação criminal no país".

"Isto aplica-se apenas ao dinheiro. E aplica-se aos chamados bens móveis, excluindo veículos de transporte", - explica Hryniv. 
No entanto, a nota explicativa do projeto de lei diz, que à divulgação não se sujeitam informações "sobre os bens móveis valiosos, valor e tamanho de presentes recebidos (Eu nunca vi menção tão frequente sobre valiosos presentes recebidos, até já estou pensando em me mudar para lá - OK), ativos dispensáveis incluindo fundos obtidos de terceiros, ativos preciosos (bancários) de metais, obrigações financeiras.

"Eu não convidei ninguém para ser co-autor. Eu não penso que alguém me acusará em corrução, pelo menos, para mim, isto seria novidade, porque eu cuido pela minha carreira política e minha honra. Portanto, as alegações de corrupção é muito difícil fazer para mim. Eu tento de fazer isto de forma aberta, e que a discussão sobre esta questão seja profissional, e não um protesto com obscenidades, como eu vi hoje", - disse Igor Hryniv e observou, que o projeto de lei é análogo à prática da União Européia "Senhor Hryniv tenta esconder os bens móveis de funcionários púbicos.

Vitaly Shabunin e Vitaly Kaskiv na ação de protesto sob o Parlamento.

Senhor Hryniv tenta esconder os bens imóveis de funcionários públicos.

Presentes - é a coluna nas declarações, onde os jornalistas, frequentemente, encontravam quantias significativas e jóias, diz o jornalista do programa "Esquema" Maxim Sauchuk. Portanto as alterações da lei "Sobre prevenção da corrupção - é uma tentativa de ocultar informações primeiramente dos jornalistas investigadores, os quais hoje fazem perguntas desconfortáveis aos funcionários públicos em relação aos seus generosos presenteadores.

"Senhor Hryniv tenta esconder os bens móveis dos funcionários. Quero observar que o Se. Hryniv, segundo informações do jornalista Alex Shalayskyi tem uma grande coleção de ícones,
que podem valer quantias significativas. E, também gostaria de lembrar, que Viktor Yanukovych (O presidente corrido na Revolução da Dignidade -OK), que é conhecido pelo vício de enriquecimento, guardava dinheiro em livros e antigos ícones, e em outros objetos que foram encontrados no Meshyguirya depois que ele fugiu", - diz o jornalista.

No final do dia, já depois da "ukha" para os deputados, Igor Hryniv escreveu em sua página no Facebook, que depois do "complicada" conversa dom Petro Poroshenko ele decidiu, no entanto, retirar o projeto de lei.

E apesar de tudo a UE destina mais de 16 milhões de euros em apoio aos órgãos anti-corrupção ukrainianos. (Não falta muito -(final deste mês) para esgotar o prazo que UE espera da Ukraina).

O Comissário europeu para a Política de Vizinhança e Alargamento Johannes Hahn e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca Christian Jensen anunciarão no dia 16 de setembro um novo programa de apoio a todos os órgãos ukrainianos contra corrupção (Não sei se teve início, eu não li, mas nem sempre consigo verificar tudo o que publicam -OK). Sobre isto escreveu em sua página no Facebook a representação da UE na Ukraina.

O apoio cobrirá a consultora, treinamento e capacitação; assistência financeira virá na forma de equipamentos de informática e software.

Sobre o programa com orçamento de 16 milhões de euros será anunciado depois de uma reunião conjunta com as instituições de combate à corrupção ukrainiana e o presidente do Comitê do Parlamento sobre a prevenção e combate à corrupção. Desse montante, a contribuição da UE é de 15 milhões de euros, o restante é do Reino da Dinamarca. Ajuda na realização da fiscalização destes órgãos receberá o Conselho Supremo; também será dado apoio à sociedade civil e meios de comunicação..

O programa será implementado pela Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA), que tem vasta experiência na gestão de projetos no domínio da boa governança na Ukraina e no exterior.

(Eu penso que os ukrainianos aprenderam mentira e desonestidade com a miséria provocada pelo domínio russo. Eu passei a infância e começo da juventude numa colônia de ukrainianos. Nasci no Brasil. Na cidade próxima também havia muitos ukrainianos. E lá, até onde eu lembro, entre os ukrainianos, não havia mentiras. Principalmente entre os lavradores que falavam pouco e trabalhavam muito. Lá moravam as pessoas que vieram, acredito que todos, da Ukraina Ocidental. Os que vieram depois da Segunda Guerra já eram mais conversadores e mais festeiros.
Enfim, temos o que temos. Com o apoio da UE, eles tem chance de mudar, basta querer).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário