domingo, 28 de agosto de 2016

Notícias ukrainianas

Tyzhden ua (Semana ukrainiana), 27.08.2016
Ukrainska Pravda (Verdade Ukrainiana), 27.08.2016

A União Européia apelou pela libertação imediata de Umerov.
O internamento compulsivo e realização de exames psiquiátricos do vice-presidente do Mejilis Ilmi Umerov é uma grave violação das normas internacionais de direitos humanos, afirmou o porta voz da Delegação da UE na Ukraina, publicada em 27 de agosto.


Concomitantemente, na UE apelaram para o retorno seguro a Ukraina de todos os seus cidadãos que foram detidos ilegalmente pela Rússia, incluindo Oleg Sentsov e Alexandre Kolchenko, condenados há um ano com violação flagrante do direito internacional e normas básicas de justiça.

Ilmi Umerov tem problemas de saúde relacionados com diabetes, doença de Parkinson e já passou por cirurgia cardíaca. Desde 18 de agosto ele permanece no forçado regime psiquiátrico, sua saúde deteriora-se.

A Organização internacional dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW), no início da semana publicou uma declaração, na qual exige das autoridades russas para cessar a perseguição  e libertar imediatamente Ilmi Umerov em conexão com o seu estado de saúde.

O presidente Poroshenko à TV americana CNN, comunicou a detenção involuntária em um hospital psiquiátrico na Criméia ocupada, de um dos líderes do povo da Criméia, Ilmi Umerov e chamou-a de retorno aos tempos stalinistas.
Ele ressaltou, que hoje centenas de ukrainianos estão sendo mantidos como reféns em prisões russas e prisões no território ocupado. Poroshenko citou o exemplo mantido pelos terroristas, como o preso ukrainiano cego Vladimir Zhemchugov, o qual tem as duas mãos amputadas, e que os russos não têm nenhuma explicação do motivo pelo qual eles mantém reféns ukrainianos.

Dzhemilev: não tenham ilusão, a FR destrói o nosso povo, declarou o líder do povo Tatar, da Criméia, Mustafa Dzhemilev na reunião do Comitê Executivo do Congresso Mundial de tártaros da Criméia, que realiza-se na cidade turca de Eskisehir.
Falando sobre os desaparecidos tártaros da Criméia, no território anexado pela Rússia, Dzhemilev mencionou o membro do comitê UKKT (Congresso todo-pacífico de tártaros da Criméia) Ervin Ibrahimov.
"É triste, que nosso amigo próximo, sequestrado há alguns meses... Esperamos, que ele aparecerá e retornará para sua família, mas temos de ser realistas: de 22 pessoas, que desapareceram da Criméia, até agora não encontrou-se nenhuma. Eis com que Estado nós temos questão. Portanto não tenham ilusões - é este país que destrói nosso povo - disse Dzhemilev.

Ukraina não vê possibilidade de de-ocupação pela Rússia, da Criméia, por meios militares (Dzhemilev, inclusive, é membro do Parlamento ukrainiano - OK). A principal esperança, devido a agressão russa baseias-se na Aliança do Atlântico Norte.
"Ela pode fazer muito, mas, do meu ponto de vista, não mostra determinação suficiente",  - declarou o líder do Mejilis.
"Poderia haver a mesma determinação, que houve nas ações da OTAN durante o genocídio em Kosovo, mas isso não acontece. Na verdade, não vemos a questão de-ocupação da Criméia por meios militares, porque seria uma tragédia, em primeiro lugar, para o nosso povo - eles (Rússia) simplesmente começarão nos assassinar. No entanto, OTAN deve demonstrar ao país agressor sua determinação", - disse ele.

Dzhemilev também expressou sua preocupação de que, em alguns países como Itália e França, "ecoam vozes sobre a necessidade de atenuação ou até remoção de sanções, se o Acordo de Minsk for executado".
"Mas os Acordos de Minsk não tratam sobre a plena restauração da integridade territorial da Ukraina. Se as sanções forem suspensas ou relaxadas, a perspectiva de libertação da Criméia será afastada por muitos anos", - acrescentou ele.

De acordo com os documentos, no período de 01 a 25 de agosto de 2016 os militantes, por 1.386 vezes violaram o cessar-fogo, incluindo 675 casos em que foi fixado o uso de armas proibidas pelos Acordos de Minsk, ou seja: tanques, - 5 tiroteios, armas de artilharia calibre 152, 23 canhoneios calibre 122 mm , 62 canhoneios, morteiros, - 585 canhoneios 120 mm - calibre 82 mm. Ao mesmo tempo, durante o período indicado, foi lançado 8643 munições, destas: 65 - conchas de canhões de tanques, 1877 projéteis de artilharia (457 - calibre 152 mm, 1420 - calibre 122 mm), 6701 minas (calibre 120 mm - 2929,  calibre 82 - 3772)

Armas e munições vindo da Rússia.
Também consta no documento que, de 1 a 25 de agosto de 2016, do território russo, da formação armada ilegal, vieram 59 tanques, 104 carros blindados, mais de 96 tanques de combustíveis e mais de 95 vagões de munição. Além disso, grupos de formações armadas ilegais continuam o uso de aparelhos letais sem piloto, de reconhecimento do território da Ukraina. No período de 1 a 25 de agosto de 2016 foram constatados 65 tais fatos, 4 deles violaram a fronteira do estado.

De acordo com os dados, desde o início de 2016 foram fixados 260 casos de travessia ilegal da fronteira do Estado da Ukraina, do lado da FR, pelo transporte ferroviário e colunas de técnica militar (janeiro - 19 casos, fevereiro - 36, março - 32, abril - 33, maio - 41, junho - 25, julho - 37, agosto - 37 casos). "Os abastecimentos básicos de mercadorias realizam-se nas estações ferroviárias de Ilovaysk, Krasnodom, Rovenky, Kvasheno, Donetsk",  - disse ele.

Observamos, nas últimas semanas na área da realização da ATO, no Donbas, significativamente aumentou a atividade de grupos armados ilegais, apoiados pela Rússia. Em alguns casos, o número de ataques atingiu 100. Os militantes usam armas pesadas, proibidas.

Na zona da ATO encontraram três esconderijos de munição. De acordo com o Serviço de Segurança da Ukraina, os esconderijos foram equipados em edifícios abandonados próximo da linha de fronteira em Yasynuvata - Donetsk e Novoaydarsk em Luhansk.
"Os serviços de segurança apreenderam 45 projéteis explosivos, com estilhaços de calibre 125 mm, 20 granadas F-1 e RGD - 5, e mais de 1.000 cartuchos de munição de diversos calibres", - disse o Serviço de Segurança. 


Em Mariupol, na estação ferroviária, polícia deteve um homem que tentava retirar munição da área da ATO. No exame superficial de seus pertences, polícia encontrou munição. Ele levava três granadas e mais de mil cartuchos de munição. Segundo o Artigo 263 - (movimentação ilegal de armas, munição ou explosivos) do Código Penal da Ukraina, este detido pode pegar até 7 anos de prisão.

Devido ao canhoneio 12 mil moradores de Luhansk ficaram sem água, luz e comunicação.

Grupos armados ilegais, na sexta-feira à noite, alvejaram dois postos de controle no leste da Ukraina. Ninguém foi atingido.

Os terroristas abrem fogo na direção dos corredores rodoviários, no período de tempo quando realiza-se o horário de passagem de cidadãos e veículos de transporte, colocando as pessoas em risco.
Ontem, próximo às 13 horas, os militantes abriram fogo contra o posto de controle de entrada-saída de Mariinka. Lançada pelo inimigo a bala acertou um automóvel e uma pessoa foi ferida nas costas. Os guardas de fronteira lhe deram o primeiro auxílio e chamaram o "rápido". Para proteger outras pessoas, o ponto de passagem foi temporariamente fechado.

O Secretário de Segurança Nacional e Defesa da Ukraina Oleksandr Turchenov falou sobre o bem sucedido teste de mísseis ukrainianos.
"Ao contrário dos homólogos russos, os foguetes ukrainianos são dirigidos, e por isso mesmo são mais efetivos e precisos ao atingir o alvo, o que foi confirmado durante os testes", - disse Turchenov, que na sexta-feira visitou o campo de treinamento.
Segundo Turchenov, todos os lançamentos foram "extremamente" bem sucedidos.
Além dos foguetes, segundo o secretário, também realizou-se o sistema de fogo reativo criado por produtores ukrainianos. Os detalhes de ensaios e testes não publicam. Esta informação, segundo o conselheiro do Ministério da Defesa Yury Biryokov, é segredo.

Em Kyiv, o Serviço de Segurança realizou busca no apartamento do detido por suborno, o reitor provisório da Universidade Nacional de Aviação Volodymyr Kharchenko.
 "Durante a busca os funcionários do Serviço de Segurança da Ukraina encontraram dinheiro, em várias moedas, mais de 4,5 milhões, equivalentes a "hryvnia" (moeda nacional) e dez cartões de banco" - disse o comunicado.
Os valores totalizaram próximo de 5 milhões de "hryvnias" (1,5 milhões de "hryvnias", 50 mil dólares USA, 70 mil euros, 3 mil libras esterlinas). Também 9 barras de ouro de 2 a 20 gramas".
Foi aberto um processo penal nos termos da Parte 3.368 do Código Penal da Ukraina.

Funcionários do Serviço de Segurança da Ukraina detiveram no suborno o presidente de uma das regiões administrativas da Província (oblast) de Vinnytsia, avisa o centro de imprensa do SBU (Serviço de Proteção da Ukraina).
"Os policiais descobriram, que o funcionário exigia de um agricultor local 3,9 mil dólares USA para aprovação da permissão para alugar uma área de 26 hectares.
O funcionário foi preso em seu gabinete de trabalho ao receber parte do suborno de seu condutor-intermediário.
Foi aberto um processo penal nos termos da Parte 3, artigo 368 (corrupção) do Código Penal da Ukraina. Continuam ações operacionais em investigação.

Estados Unidos planejam mandar para Ukraina 40 ambulâncias "rápidas". As primeiras já vieram.

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário