quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Aniversário de Independência da Ukraina - 25 anos.
Imprensa ukrainiana, 24.05.2016

Na rua Khreshchatek,em Kyiv, aconteceu o desfile militar, dedicado ao 25º aniversário da independência da Ukraina. 
O vídeo indica que tudo correu muito bem. Anteriormente, o presidente Poroshenko comentou, segundo a imprensa, que uma boa parada militar era necessária para mostrar ao inimigo que Ukraina é forte.


Outras programações:
Na Praça Sofia em Kyiv o festival "Mini Miss Ukraina", e na Praça de St. Michael o festival de harpistas (kobzariv) e banduristas. Na sala da Administração Estatal da cidade de Kyiv, apresentação do filme "Cinema Luz estabeleceu-se na cidade", Concerto em "Kyivska Fortetsia". No Festival da Canção, o filme documentário "Sobre Ukraina".

08:00 - 09:00 - Cerimônia para colocação de flores nos monumentos a Taras Shevchenko  (poeta-mor ukrainiano) e Mykhailo Hrushevskyi (historiador). Reverência à memória dos heróis da Centena do Céu (Os que morreram durante a Revolução da Dignidade);
9:00 - Oração em St. Sofia;
10:00 - Parada militar na rua Khreshchatek e Praça. da Independência;
11:00 - - 22:00 - "Holiday nas fontes" na Rusanovka, em frente a Entusiastas. 
12:00 - 18:00 - "Caves Fair(Pecherskyi vernissaj) entre a estação do metrô "Arsenal" e hotel "Salute", com master classes e competições de flashmob.

21:00 - Concerto da Orquestra Sinfônica com músicos nascidos em 1991 "Nascidos independentes", no Maidan.

No dia 27, às 20:00 haverá concerto de caridade "Djazz de Oleksandr Fokin, no Parque Central.

No dia 28, no hipódromo, concursos equestres. Nos cinemas de Kyiv o filme da Independência, em todos os distritos de Kyiv realizarão concursos, torneios e eventos esportivos.

Manifestações de chefes de Estado (as de hoje, porque muitas vieram nos dias anteriores -OK):

- União Européia, nas felicitações pelo Dia da Independência, nomeou Ukraina como parceiro prioritário.
- O presidente da Polônia, Andrzej Duda tinha reunião marcada, à tarde, com o presidente Poroshenko. (Se foi convidado para assistir ao desfile, com Poroshenko, não li a este respeito. O fato é que os ukrainianos ficaram sentidos com a declaração de genocídio contra os poloneses, porque os poloneses também matavam os ukrainianos e na própria terra ukrainiana, e agora vem Duda para curar as feridas.. Comentam os entendidos que os poloneses ficaram assustados com o que fizeram - OK).
- China respeita a integridade territorial e a independência da Ukraina - cumprimentos de Xi Jinping. O presidente da China está propenso à cooperação entre os países.
- Turquia apoiará a integridade territorial e a independência da Ukraina - cumprimentos de Erdogan. Presidente e o primeiro-ministro turco acentuaram, que colocam prioridade no reforço dos laços com Ukraina.
- Hollande cumprimentou os ukrainianos com o aniversário da independência. Ele ressaltou que França está do lado da Ukraina, na resolução do conflito no Donbas.
- Em Odessa reuniram-se mais de três mil pessoas em trajes bordados com motivos ukrainianos.




- O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau felicitou Ukraina por ocasião do 25º aniversário da Independência, afirmando que se junta a celebração em conjunto com a comunidade ukrainiana no Canadá e em todo o mundo.
- Papa Francisco saudou os ukrainianos com o 25º aniversário da Independência da Ukraina. Ele disse que ora pela Ukraina e pela paz. (Este é um apanhado geral. Há mais notícias, principalmente de congratulações, mas faltou tempo - OK).

Tradução: O. Kowaltschuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário